segunda-feira, maio 07, 2012

1 ano de Montréal

Sábado, 7 de maio de 2011. Há exatamente 1 ano atrás deixamos o que mais temos de valioso nesta vida e embarcamos em busca de um sonho. Lembro até hoje da minha angustia no avião, as incertezas eram tantas, a saudade já apertava e a dúvida se estávamos fazendo o certo não saia da minha cabeça. Mas hoje, depois das quatro estações vividas no Canadá, tenho a certeza que a decisão de começar literalmente do zero foi a decisão mais certa que poderíamos tomar. 

Imaginem um livro em branco, sem antecedentes,  é assim que começa a vida de um imigrante num país novo. É preciso muita coragem, muita determinação e muita esperança pra dar início a uma nova história, num lugar onde ninguém conhece seu passado, ninguém conhece sua família, seus amigos, seu caráter, seus valores,  sua história, suas conquistas, sua experiência profissional, nem muito menos sua língua materna. É exatamente 'Dar a cara à tapa!' Mas falando sério, desafios é bom demais né? Ele sempre me atraiu. Quanto mais difícil, mais prazeroso. Qual a graça de conseguir tudo fácil? Bom mesmo é o gostinho de trabalho feito e a vitória  alcançada.

E a cada dia que passa, sentimos um pouco desta gostinho aqui em Montréal. Foi um ano intenso, de muitas conquistas, de mudanças de hábitos, de voltar a sala de aula, de conhecer novas pessoas, novas culturas, fazer novos trabalhos e descobrir novos lazeres. É tão bom passar por tudo isso, que desejaria que todo mundo ao menos uma vez na vida tivesse a oportunidade de morar longe, sem previsão de voltar pra ''casa'', só pra saber do que estou falando. E foi assim, um ano bastante positivo das nossas vidas e com gosto de ''quero mais''. 

Várias pessoas nos perguntam se algum dia vamos voltar a morar no Brasil. Prefiro não responder ou dar uma previsão de 4 ou 5 anos. Ainda temos muitos objetivos a serem conquistados aqui. Vamos deixar que o tempo diga o que será melhor pra nós. O que importa, é que estamos felizes, realizados e, querendo ou não, criando raízes em uma nova terra. E que este segundo ano, traga ainda mais conquistas e sucesso em nossas vidas. A saudade das nossas famílias e amigos é grande, mas estamos tentando administrar e segurar ela até o final do ano


Au revoir! Camilla e Léo.

6 comentários:

  1. Parabens Camila, um dia eu chego a esses "1 ano de Canada".

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela conquista.
    Abraço Maria

    ResponderExcluir
  3. Parabéns vocês merecem muito mais e é questão de tempo alcançarem novas conquistas!

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila,
    Seu post traz esperança. Me lembro de ler suas notícias a 1 ano atrás, quando tínhamos acabado de enviar nosso dossie. Aqui estamos nós, chegamos em Montréal a 17 dias e ainda há muitas incertezas, mas uma vontade enorme de vencer. Estamos felizes e avançando um dia de cada vez.
    Abração
    Sabrina

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o seu post...
    Isso nos enche de certezas...
    Estamos bem próximos do nosso dia "D", Landing...Então, a ansiedade e MEDOS estão super elevados.
    Abçss

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem? Pelo visto as coisas já caminharam para você. eu achei seu blog no fórum Brasil-Québec. O que você achou da sua experiência no TRUE CANADA? Você recomenda? Eu não achei que você contou sua experiência no seu blog.

    Boa sorte na nova vida.

    ps: eu seu que seu post sobre o TRUE é antigo mas eu comentei aqui para que você possa ver. Eu já entrei em contato com a empresa mas gostaria de ouvir relatos de quem já participou.

    obrigado


    João Paulo

    ResponderExcluir