quarta-feira, abril 25, 2012

Canadá oferece 12 mil bolsas para estudantes brasileiros


Passando rapidinho pra divulgar esta matéria que saiu no G1, ontem! 

Priscilla Mendes
Do G1, em Brasília


A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (24) que o governo concederá 12 mil bolsas a brasileiros interessados em cursar graduação, doutorado e pós-doutorado no Canadá. O anúncio foi feito após reunião com o governador-geral do Canadá, David Johnston, no Palácio do Planalto.

As bolsas fazem parte do programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal, de incentivo ao estudo no exterior. O objetivo do programa é conceder mais de 100 mil bolsas até 2014.

A parceria com o Canadá terá como foco as áreas de matemática, física, química, biologia, engenharia, ciências médicas e ciências da computação, segundo informou a presidente. “Eles têm excelentes universidades, de alta categoria, nas áreas de ciências exatas”, disse a presidente.

“A qualidade das instituições acadêmicas do Canadá e as relações que essas bolsas permitem para os estudantes brasileiros - com o estudo acadêmico e estágios empresariais - vão, sem dúvidas, fazer a diferença”, disse a presidente.

Dilma recebeu David Johnston para uma reunião bilateral no Palácio do Planalto, em Brasília. O chefe de estado disse que, atualmente, o Canadá é o principal destino para brasileiros que buscam aprender o inglês como segunda língua, “ficando atrás apenas da França, quando se trata do aprendizado do francês como segunda língua”, disse.

Johnston elogiou o programa Ciência sem Fronteira e afirmou que o Brasil tem exercido um “poderio suave e amigável nas discussões em todos os fóruns do mundo”. “O mundo precisa que o Brasil tenha sucesso porque vocês têm muitas lições a ensinar ao mundo sobre como construir uma sociedade saudável”, declarou o canadense.

Mulheres mil
Dilma agradeceu a parceria canadense no Mulheres Mil, programa de educação e qualificação profissional para mulheres em situação de vulnerabilidade social. O Ministério da Educação anunciou nesta segunda-feira (23) que, até 2014, cerca de 100 mil mulheres serão beneficiadas.

Mulheres Mil está sendo implantado na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em parceria cooperativa com o Sistema de Faculdades e Institutos Canadenses.

Os projetos locais são ordenados de acordo com as necessidades da comunidade e segundo a vocação econômica regional, de acordo com o ministério. O programa faz parte das ações do Brasil Sem Miséria.
Além de agradecer a parceria canadense, Dilma destacou a importância de se formar bem as mulheres. “Se você forma a mulher, você tem uma melhoria em cadeia da sociedade, porque a mulher mais bem formada tem, por definição, uma relação em que tudo o que ela tem de melhor [ela dá] para o seu filho”, disse a presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário