terça-feira, março 06, 2012

Voluntariamente falando!

Meu curso de seis semanas de inglês me rendeu bons frutos. Conheci duas pessoas que foram importantes em um momento que, uma hora ou outra, todo imigrante passa: Je suis perdue! Uma delas, Brasileira, me indicou um conseiller de l'emploi que ela tinha ido na semana anterior e gostado muito. Pra quem não sabe, o governo do Quebec disponibiliza órgãos que oferecem todo tipo de ajuda ao imigrante, entre eles, um conselheiro de emprego, pra ajudar a inserir os recém chegados no mercado de trabalho, ou apenas ajudá-los a traçar um rumo profissional. Eu e Léo marcamos nosso rendez-vous com ele e foi muito interessante. 

Obviamente, já sabíamos de muitas coisas que ele apenas reforçou, mas fiquei surpresa com a quantidade de sites e dicas que ele me ofereceu. De acordo com ele, apenas 5% das pessoas que buscam um emprego conseguem via internet (sites de emprego) - eu e Léo estamos dentro desta pequena porcentagem e ele nos parabenizou por isso. Achou meu registro (quando cheguei) de 40 currículos enviados, 8 entrevistas e 3 aprovações bom demais para a média geral.  Segundo ele, a maior parte das vagas são ocupadas pelo velho 'QI' Quem indica, pela Ascensão de cargo profissional e também através do Trabalho Voluntário.

Como estou em processo de renovação de visto, não estou procurando trabalho, pois nenhuma empresa vai me contratar sabendo que meu visto de trabalho vai expirar em maio. Ainda fiz uma entrevista por telefone, mas tive que negar a entrevista presencial, achei melhor ser sincera e dizer que assim que estivesse com um novo visto, entraria em contato. Adicionei o recrutador no Linkedin, pra não perder o contato né? Então pensei: porque não trabalhar voluntariamente? 

Foi aí que a segunda peça chave do meu curso de inglês apareceu. Um dia após eu ir neste encontro com o conselheiro, descobri que a pessoa que eu mais batia papo no curso, uma Colombiana, fazia trabalho voluntário em uma Rádio em Montréal. Falei com ela, que me indicou ao diretor, fiz a entrevista e aqui estou eu trabalhando duas vezes por semana como voluntária na Rádio Centre Ville 102,3 FM, na equipe portuguesa. Comecei com as notícias em português e quando tiver com mais prática vou fazer também as notícias em inglês e francês. A rádio é comunitária e tem programa em várias línguas. Eu faço as notícias do programa Rádio Jornal, que vai ao ar às 19h nos dias de terça e quinta-feira. 

Desde a época da universidade, nunca tive afinidade com Rádio ... e sempre pensei que seria a última coisa que faria dentro do jornalismo, mas a vida dá voltas e mais voltas e estou curtindo esta minha nova empreitada. Não sei quanto tempo ficarei lá, mas estou tentando aproveitar o máximo que der. 

E aqui fica mais uma vez registrado no blog, a importância de fazer trabalhos voluntários quando chegar. Pra mim, entre os principais motivos, posso destacar esses:

- Networking: É uma forma de fazer novas amizades, conhecer profissionais da sua área e mostrar o seu trabalho. Existem casos de pessoas que começaram como voluntários e depois foram contratados ou indicadas para outras empresas.

- Ganhar experiência canadense e ter uma referência profissional local. 


- Trabalhar na sua área de formação ou interesse. Fazia tempo que o meu coração de jornalista estava sem pulsar :)

- Praticar o inglês e francês.

- Ocupar o tempo fazendo algo útil pra você e para os outros. 

Existem vários sites que podemos nos cadastrar para trabalhar voluntariamente. Quem se interessar, dá uma olhadinha nesta postagem que fizemos sobre o trabalho voluntário.

*** O nosso conselheiro de trabalho foi o Fabien Cornu, da Instituição CARI. (774, Boul. Décarie, bu. 300 - Métro Du Collège). O e-mail dele é fcornu@cari.qc.ca. Podem falar que foi indicação minha: Camilla Lopes. E BOA SORTE!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário