terça-feira, agosto 30, 2011

Quebec começa a fechar o cerco aos imigrantes

Diferente do que foi divulgado recentemente em todo o mundo, o Governo do Quebec poderá reduzir por dois anos o número de imigrantes que entra na província, segundo matéria publicada hoje no jornal 24H de Montreal. O objetivo do ex ministro François Legault é diminuir para 45 mil imigrantes por ano, visando "defender"  e promover melhor a língua francesa aos recém-chegados. 

De acordo com ele, é necessário um investimento de mais $125 milhões aos novos imigrantes. Assim, os trabalhadores qualificados serão mais capacitados para entrar no mercado de trabalho e terão a oportunidade de vivenciar e interagir na vida cultural do Quebec com mais facilidade. 

Cerca de 80% da populacão quebequense utiliza seu dialeto materno (francês), o que torna o domínio do idioma uma condição quase que essencial para ter um bom trabalho. Existem exceções, claro! E eu e Léo fazemos parte dela, pois trabalhamos para empresas com sede em Toronto e filial em Montreal, e utilizamos o inglês como idioma principal no trabalho. Entretanto, contudo e todavia.... por mais que o inglês esteja cada vez mais presente na região, as negociações comerciais e os processos administrativos e acadêmicos são mediados pelo francês.

Eles batem no peito e defendem o francês até o último momento. Tanto que ontem saiu uma matéria na Radio Canada, dizendo que o Governo do Quebec está lançando uma campanha para alterar o nome das grandes empresas inglesas que se instalam na província. Imagina só se esta campanha da certo e a Best Buy, Canadian Tire, Walmart, Burguer King, vão ter que mudar de nome? Segundo a matéria, o objetivo é que os restaurantes e as multinacionais vão alterando aos poucos os nomes de suas filiais.

Dica: Quem estiver pensando em aplicar para o Processo do Quebec acelere e estude ainda mais o francês. Não deixe para investir na língua aqui, se não o sucesso na terra gelada talvez demorar mais um pouco. Mas, acredito que todos tem seu "lugar ao sol" garantido aqui, basta ter paciência, perseverança, atitude, uma boa poupança e saber esperar seu tempo. Não necessariamente nesta ordem!!!

Links das reportagens:



Beijos e Boa semana para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário