terça-feira, maio 10, 2011

Centre Lartigue, NAS e Travellers

As coisas por aqui continuam acontecendo melhor do que esperávamos! Fomos ontem em uma escola de francês indicada por amigos, fizemos a inscrição e começamos as aulas hoje. Tivemos muita sorte de ainda ter vaga, pois as inscrições encerraram na semana passada. Optamos por ficar em salas separadas para evitar falar português, mas terminou que na minha tem logo dois, um de Recife e outra de Brasília. 

O curso custa apenas $45 o semestre, como chegamos no último módulo deste semestre vamos fazer os 2 meses finais pelo mesmo valor. Depois o curso entra de férias (julho e agosto) e as aulas retornam em setembro, quando inicia mais um semestre. Gostamos muito da aula, o interessante foram os assuntos que rolaram na aula de hoje: Alta taxa de suicídio no Quebéc e o turismo nas favelas do Brasil, acreditam nisso? A professora fez uma comparação do número de pessoas que se suicidam aqui com a quantidade de homicídios que tem no Brasil.  Entre os vários fatores da alta taxa de suicídio estão o frio, as drogas e os problemas conjugais.  

Vamos estudar de segunda a quinta, das 5h45 às 22h10. Quem estiver chegando em Montréal e tiver interesse em conhecer o curso o endereço do Centre Lartigue é: 2217, Ave. Papineau, H2K 4J5  e o telefone 514 596 4433.  Nosso curso tem 16h por semana, mas quem optar pela manhã vai ter 20 horas de aula, das 8h30 às 12h55, de segunda à sexta ou até às 16h, com 30 horas. Como vamos começar a procurar  emprego, escolhemos o horário da noite. A única coisa ruim é que fica mais difícil falar com nossos familiares e amigos todos os dias.

Ontem fizemos o NAS (Numéro d'assurance sociale - CPF), marcamos o rendez-vous para abrir a conta no Banco Scotia para amanhã e conhecemos a cidade subterrânea, o Centro Olímpico e o Jardim Chinês, que fica no Jardim Botânico. Cada dia estamos mais encantados com a cidade. Se estiver chegando anote logo o endereço abaixo que é parada obrigatória, sem o NAS não podemos fazer nada. O número sai na mesma hora e o cartão chega em seu endereço em torno de 15 dias. 

Onde fazer o NAS?

Complexe Guy Favreau
200 Boulevard René-Lévesque W
Level 00, Office 050
Via Place-d’Armes or Place-des-Arts Metro Stations
Office hours: 8:30 a.m. to 4:00 p.m.


Ontem também trocamos alguns travellers que trouxemos. Compramos na central de câmbio do Bradesco, que fica no prédio do JCPM, no Pina, já em dólar canadense e trocamos aqui no Banco Desjardins sem pagar nenhuma taxa a mais. Foi super rápido e fácil. 
                                                       


4 comentários:

  1. Milla os lugares são incriveis mesmo! e amizade com brasileiros é bom tbm hehehe =D faz agt se sentir um pouquinho em casa.. hehehe :*** se cuida!

    ResponderExcluir
  2. Oi Casal.. estou acompanhando a nova jornada de vcs, como com certeza muitas outras pessoas tbm estao fazendo, mas como já tive blog antes, sei o qto é bom receber um comentário ou o famoso feddback :)
    Estou muito feliz em saber que tudo esta correndo bem e que já conseguiram se matricular na escola.. agora espero que o emprego apareça logo tbm pra ficar melhor ainda né ;)
    Looking forward for the next post!!
    Take Care and have a wonderful weekend!!!!
    Beijoooosss

    ResponderExcluir
  3. Adorei os vídeos, já vi todos :)

    Bjs

    ResponderExcluir