sexta-feira, março 25, 2011

Cuidado com as compras no cartão de crédito no exterior

O governo brasileiro acha pouco as taxas de todos os impostos que pagamos, daí resolveu AUMENTAR o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre as compras no exterior com cartão de crédito de 2,38% para 6,38% (SÓ ISSO???)! Então, fica a dica para todos que estão com as malas prontas para o Canadá ou qualquer outro país: É bom refazer os cálculos para saber se é melhor usar o cartão de crédito no início da viagem ou comprar dólar, levar o dinheiro em Travelers Check ou Visa Travel Money.



Sexta, 25 de Março de 2011
IOF para investimento estrangeiro sobe para 6%

SÃO PAULO (Folhapress, AE e ABr) - O ministro Guido Mantega (Fazenda) anunciou ontem que o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para investimento estrangeiro em renda fixa passará para 6% (no lugar dos 4% atuais). O tributo já havia subido de 2% para 4% no começo do mês. O governo também aumentou o IOF de 0,38% para 6% sobre a margem de garantia para investimentos no mercado futuro. Também valendo apenas para estrangeiros. As medidas visam a interromper a valorização excessiva do Real. “Queremos diminuir o apetite principalmente de investidores de curto prazo. Aqueles que vêm aplicar de dois a três anos pagarão o IOF, mas não devem parar de investir no Brasil“, afirmou Mantega.

O ministro disse que não há garantias de que a desvalorização da moeda americana em relação à brasileira acabará. “Estamos atenuando o excesso de valorização”. Para o ministro, a me­dida anterior de aumentar o IOF de 2% para 4% so­bre os investimentos estrangeiros, não foi ineficiente. Na avaliação dele, sem essa atitude, a valorização do Real teria sido ainda maior. Novas medidas para conter a alta do Real não estão descartadas, de acordo com Mantega. “Temos que dosar o remédio de modo que ele não seja excessivo”, disse, ao defender que as medidas em relação ao câmbio sejam graduais.

Mais cedo, também em São Paulo, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse que o momento agora é de análise do que foi feito e do que poderia ser feito. “Todos os países estão tomando medidas para proteger suas próprias economias e o Brasil está tomando todas as providências para isso. A melhor postura nesse momento é nós aguardarmos”, afirmou.

Além de o Governo já ter elevado a alíquota de IOF sobre alguns tipos de investimento estrangeiro, o BC vem comprando dólares no mercado à vista para diminuir o impacto da forte entrada de recursos. O Fundo Soberano já está autorizado a fazer o mesmo. Meirelles destacou que o Brasil tem desempenhado papel ativo visando enfrentar o problema de forma global.

Um comentário:

  1. poutz! aqui no velho oeste não chegou essas tecnologias não hehehehe o bom? é que agt passa por essas coisas! kkk mas estamos evoluindo, no banco agora tem caixas eletronicos para consulta de saldos kkkkk´ só falta ter caixas eletronicos pra saque! pq enfrentar uma fila com 300 pessoas na sua frente, xii não é facil! haja paciência e livros de bolso pra acompanhar kkkk

    ResponderExcluir