segunda-feira, abril 18, 2011

Trabalho Voluntário

Quando chegamos ao Québec é normal pensarmos em duas opções: 

1) Arrumar logo um emprego para não gastar todas as nossas economias e também para ter a primeira experiência canadense;
2) Entrar em um curso de francês para aprender a língua, que será mais fácil para entrar mercado de trabalho.

Uma terceira opção que as pessoas não comentam muito é o Trabalho Voluntário. Com ele você pode unir as duas opções anteriores em uma só. Aprender o idioma (inglês/francês) e ter uma experiência canadense, mas gastando suas economias.


Este ponto também é interessante quando for fazer entrevista para outros trabalhos futuros, pois até o próprio governo incentiva que as pessoas sejam voluntários quando chegarem ao Québec (Benevolat).

Abaixo segue alguns sites sobre o assunto:

Como não temos a opção de fazer a francisação paga pelo governo por causa do nosso visto que é de trabalho, estamos pensando em investir no Trabalho Voluntário assim que chegarmos. Quem souber de mais algum site interessante favor nos informar.

quinta-feira, abril 07, 2011

10 pontos turísticos de Montréal

Este blog foi feito inicialmente para falar do processo de imigração e após 2 anos morando no Canadá ele tomou proporções maiores e hoje é uma empresa: HI BONJOUR TRAVEL & EXCHANGE. Quem chegou até aqui através do google, aproveite para dar uma passada no blog e página do facebook da Hi Bonjour. Você vai encontrar dicas de passeios, turismo, estudo e muito mais no Canadá. O post abaixo escrevi antes de chegar em Montréal, quando ainda nem sonhava o quanto é lindo este país ...  Em breve divulgo o site aqui também!



http://hibonjourtravel.com
https://www.facebook.com/hibonjourtravel. 
Camilla L.A.T.

------
Hoje falta exatamente 1 mês para pisarmos em solo quebecois e para aumentar ainda mais nossa ansiedade, resolvi escrever sobre 10 pontos turísticos de Montréal. Pretendia fazer um cenário geral do turismo no Quebec, mas durante as pesquisas mudei de idéia, já que são tantos lugares legais para mostrar, o que terminaria ficando cansativo em um post só. Mas agora tomei gosto pela brincadeira de pesquisar sobre o turismo e em posts futuros vou explorar as outras lindas cidades da nossa futura terrinha. Ahhh, nosso objetivo também é aumentar ainda mais a vontade dos nossos familiares e amigos para ir nos visitar logo e conhecer o lugar que escolhemos para viver.



É a maior cidade da província do Quebec, a segunda mais populosa do Canadá e o terceiro maior pólo turístico do país. É também a segunda mais populosa cidade francófona do mundo, perdendo apenas para Paris. 



1) Vieux-Montréal
A Velha Montréal fica às margens do rio Saint Laurent e é a parte histórica da cidade, com prédios construídos no séc. XVII e XIX em suas ruas estreitas. É uma das zonas mais atrativas da cidade, pois é onde se concentra a maior parte dos museus, basílicas e da extensa vida cultural que o distrito oferece. É lá onde está o Museu de Arte Contemporânea, ou de Belas Artes e o Museu de Arqueologia. 



2) Basilique Notre-Dame

A Basílica fica no bairro Ville-Marie e é a igreja matriz de Montreal, possuindo em seu interior verdadeiras galerias de arte religiosa sem igual na cidade. Têm altura equivalente a um prédio de 20 andares e capacidade de comportar em seu interior cerca três mil pessoas sentadas. A basílica é aberta aos visitantes todos os dias, em diferentes horários.  



3) Monte Royal

O Mont Royal  é uma montanha localizada dentro do Parque Urbano de Monte Royal, que possui uma área de mais de 200 hectares, localizado ao norte do centro de Montréal. Monte Royal é um dos principais pontos turísticos da cidade, tem uma imensa área verde e o lago Beaver (Lac aux Castors), com espaços para piquenique, parques infantis e muito mais.  No parque também tem o Mirante Kondiaronk, onde é possível ter uma vista privilegiada de toda a ilha de Montréal.  E não é só com a temperatura alta que a população aproveita o local. No inverno, os amantes dos esportes de inverno vão até lá para curtir a patinação no gelo, glissade, snowboard, entre outros.  Curiosidade: Montreal tem esse nome por causa do nome do monte, já que, Mont Royal = Montréal = Monte Real (em português). Perto do Monte Royal está localizado um dos mais importantes monumentos de Montréal,  o Oratório de St. Joseph, uma igreja de 152m de altura, com uma enorme cúpula verde que se pode ver de qualquer ponto da cidade.


4) Jardin Botanique

O Jardim Botânico foi inaugurado em 1931 e é considerado o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o Jardim Real de Kew, em Londres. Está localizado ao lado do Estádio Olímpico de Montréal. Pra quem gosta de natureza esta é uma parada obrigatória, sobretudo no Chinese Garden. São mais de 22 mil espécies de plantas, muitas em extinção em todo o mundo. Funciona das 9h às 17h, de terça a domingo. 

5) Centre Olympique
A grande torre inclinada é a marca registrada do Centro Olímpico de Montréal.O complexo foi construído para as Olimpíadas de 1976 disputadas na cidade e atualmente é um espaço público para prática de esportes e realização de exposições e eventos culturais. Esta é a mais alta torre inclinada do mundo, com 170 metros de altura e um elevador panorâmico de dois andares, com capacidade de até 76 pessoas e que vai até o topo 90 segundos, de onde se tem uma vista completa da cidade. O complexo possui um grande estádio com capacidade para 56 mil pessoas. O local já foi usado para shows de grandes bandas como U2, Rolling Stones e Pink Floyd.  Funciona todos os dias, das 9h às 17h.

6) Biosphere
Biosfera é um museu sobre o Meio Ambiente que fica situado no Parque Jean Drapeau, na Île Sainte-Hélêne. Foi criado para a Feira Mundial de 1967 e continua de pé até hoje. Sua estrutura é feita de aço. 

7) Ville Souterraine

É na cidade subterrânea de Montréal onde está localizada o maior shopping center subterrâneo do mundo (com mais de 1 600 lojas).  São três andares e 32 km de amplos corredores, aquecidos no inverno e refrigerados no verão. Todas as principais áreas do centro são interligadas por um sistema de passagens para pedestres, túneis, escadas rolantes, que unem os prédios comerciais, de trabalho, áreas de lazer, praças, universidade, hotéis, cinemas e outros pontos importantes, totalizando uma área de 12 km quadrados. A cidade subterrânea fica aberta durante as horas de operação do metrô – ou seja, das 5h30 da manhã até a 1h da manhã do dia seguinte. Alguns pontos de acesso somente ficam abertos durante o horário comercial.

8) Quays of the Old Port

Cais do Porto Antigo se transformou numa bela área de entretenimento, que recebe regularmente eventos culturais, esportivos e show musicais. Há também locais para patinação, ciclismo, passeios de quadriciclo e caminhada. Outras atrações são o teatro IMAX (cinema com tela gigante), que exibe filmes em três dimensões, restaurantes e passeios de barcos saindo do Porto.  São três opções de passeios durante o verão e outono: Jet Boating on the Rapids,  Le Petit Navire e Beateau-Mouche.

9) Marché Bonsecours
O antigo mercado público fica situado na Vieux-Montreal e foi reconhecido em 1984 como patrimônio histórico do Canadá. Construído entre 1844 e 1852, é considerado um dos 10 edifícios mais bonitos do país. Lá os visitantes encontram 15 lojas que comercializam produtos com fabricação própria do Quebec, restaurantes, galerias de artes, salões para eventos e exposições culturais gratuitas. O mercado funciona todos os dias.

10) Notre Futur Maison
Este lugar só será um ponto turístico para nossos familiares e amigos. Ainda não sabemos onde e como ela será, mas de uma coisa temos certeza: terá sempre um cantinho com muito amor esperando por vocês!


quarta-feira, abril 06, 2011

Recife recebe palestra da Imigração Québec

Recife vai sediar novamente palestra gratuita sobre Québec. O encontro será no dia 14 de abril (quinta-feira), às 19h, no Hotel Best Western Malibu, em Boa Viagem, e será ministrado por representantes do Escritório de Imigração do Québec de São Paulo. É preciso fazer uma inscrição prévia no site
A palestra é dirigida às pessoas que desejam imigrar para Québec e os assuntos abordados são: a tramitação de imigração, busca de emprego, sociedade quebequense, além dos conselhos necessários para os recém-chegados. 
Já fomos a duas palestras aqui no Recife e sempre tem coisas novas pra aprender. Vale muito a pena! No final eles abrem um espaço para os participantes tirarem suas dúvidas. 
Estaremos lá novamente!