segunda-feira, janeiro 30, 2012

Entrevista em Montreal e CSQ em mãos!

Passando aqui para compartilhar com vocês que seis meses após entregarmos nossos documentos no MICC de Montreal, fizemos a entrevista para o Processo Provincial hoje e recebemos o tão esperado CSQ (Certificat de Sélection du Québec). 

Na verdade nem foi bem uma entrevista, ele praticamente só conferiu as cópias com os documentos originais e fez as perguntas básicas: Por que imigrar para o Quebec? Qual o motivo de deixar um país tão bom como o Brasil? Vocês sabem quais são os valores sociais do Quebec? 

O entrevistador, que disse já ter morado na praia de Boa Viagem, no Recife, também pediu para Léo explicar um pouco do que ele faz no trabalho aqui em Montréal e pediu os documentos para conferir. Foi tudo muito rápido e claro, pontualíssimo. Começou na hora certo e só rendeu cerca de 20 minutos, a maior parte do tempo ele estava digitando e tentando imprimir os CSQ's, que demorou um pouco pra chegar nas nossas mãos por causa de um problema no sistema da impressora.


Estamos felizes e tranquilos por termos feito a escolha certa. O visto de trabalho nos permitiu muitas conquistas, inclusive ter a certeza de que queremos mesmo morar na terrinha gelada. Agora é Rumo ao Processo Federal ... e enquanto ele não termina, continuaremos com nossos vistos de trabalho.

quinta-feira, janeiro 19, 2012

Página virada da novela mexicana

Meu emprego na ITS já é página virada no meu livro de experiência profissional. Pedi demissão na semana passada. Agora é bola pra frente. Foram pouco mais de 5 meses de experiência profissional, que me permitiu aprender, amadurecer e até saber onde era o meu limite. Que por sinal, se esgotou no dia que chutei o pau da barraca. Mas saí no lucro, agora já tenho a tão conhecida experiência canadense, além de ter viajado à trabalho para o Brasil, ter curtido a família e amigos free!!!


Na teoria era tudo perfeito, mas na prática parecia uma novela mexicana. A chefe que mora em Montreal e que foi casada com outro chefe que mora em Miami, que não se comunicam com o chefe que mora em Toronto. São 3: Uma mulher e dois homens. Ela tem ciúme dele com a nova namorada que é Mexicana e 30 anos mais nova. Já deu escândalo no escritório. Nenhum deles tem a mesma nacionalidade, bem como objetivos e interesses. A chefe mulher quase morreu de câncer, mas como ela é tão boa, mas tãooooo boa que ninguém da família fala com ela, sobrou pra funcionária X da filial do Canadá cuidar dela no hospital. Ninguém nunca foi visitar e ela sobreviveu. 

Esta mesma funcionária X namora o Y que é gerente na  filial da França e que já quebrou um copo de vidro na cabeça da chefe que esteve doente, de tanto que a odeia. O funcionário Z de Toronto também odeia a chefe quebecois, e já pediu demissão 2 vezes, mas terminou voltando porque o chefe de Toronto prometeu que a chefe doida não ia mais se meter. O chefe de Miami acha que nunhum funcionário atende seus pedidos, por isso liga pra única brasileira da empresa (*eu) em Montréal, para pedir pra ligar para a empresa da Espanha para o empregado dele liberar o equipamento N pra empresa de Toronto.  

A chefe doida quer pagar os pedidos com 30 dias, o chefe de namorada nova com 15 dias e o outro nem pagar quer. Nenhum se responsabiliza por nada. A chefe mulher está doente de novo e quando os funcionários souberam disso, a primeira frase foi: Espero que desta vez ela se vá (Infelizmente!). E é assim, cada um por si e Deus por todos!!!

E este foi apenas um capítulo da novela que eu fiz parte. Mesmo seguindo todas as dicas me deram pra continuar aguentando, eu pisava em ovos todos os dias e não foi este stress que planejei pra minha vida. Passei por poucas e boas, que dariam um excelente livro ou filme. Quem sabe um dia... 


* Camilla 

terça-feira, janeiro 17, 2012

Família êh! Família ah! Família...

Não, não congelamos e nem abandonamos o blog. Foi por um bom motivo nosso sumiço do Recifroid: a visita da família! Aproveitei intensamente cada um dos 30 dias que meus pais estiveram aqui comigo. A mãe de Léo também veio passar 1 mês, e volta só dia 29 de janeiro. Ter a casa cheia em dezembro e janeiro fez com que renovássemos as energias. Triste é a dor da partida, com a sensação de casa vazia. 

Foram dias maravilhosos. Conseguimos 15 dias de férias e colocamos o pé na estrada. Passamos por Ottawa, Toronto, Niagara, Michigan, New York e Mont-Tremblant. Eles ainda foram sozinhos para Québec. Disposição não faltava. O Natal foi em Toronto, o reveillow em New York, o lugar mais frio foi Ottawa, os mais bonitos foram Niagara e Mont-Tremblant, as emoções mais intensas foram em Michigan, pois tanto meu pai, quanto eu, fizemos intercâmbio lá e com a  mesma família. Meu pai teve a oportunidade de voltar na casa que morou quando tinha 17 anos, ir na escola que estudou e matar a saudade das suas irmãs americanas. 

A sensação de mostrar o lugar e a rotina que escolhemos pra viver aos nosso pais é maravilhosa. Ter a aprovação e ver o encantamento deles pela cidade é realmente gratificante. Sentir a vontade deles de voltar em breve é melhor ainda. Agora, eles entendem o que é a qualidade de vida que procurávamos, agora eles conhecem as pessoas que compartilhamos nossas vidas aqui, conhecem nossa rotina de trabalho, afazeres da casa, o que comemos. Eles agora sabem que é bom andar de metrô, que é possível sobreviver ao famoso inverno de Montréal, que não há sensação melhor que poder andar a pé a hora que quiser pelas ruas sem medo de violência. Eles agora sabem que o poder de consumo aqui é altíssimo e, por isso, com muito pouco, se vive bem. Eles sabem que apesar de toda a distância e saudade, escolhemos um bom lugar para viver e sermos felizes. Estamos esperamos vocês pra curtir o verão canadense! Saudades.


Ottawa


Niagara


Mont-Tremblant

 Mont-Tremblant



   


 Montreal

FELIZ 2012 a todos nós!!!