terça-feira, agosto 30, 2011

Quebec começa a fechar o cerco aos imigrantes

Diferente do que foi divulgado recentemente em todo o mundo, o Governo do Quebec poderá reduzir por dois anos o número de imigrantes que entra na província, segundo matéria publicada hoje no jornal 24H de Montreal. O objetivo do ex ministro François Legault é diminuir para 45 mil imigrantes por ano, visando "defender"  e promover melhor a língua francesa aos recém-chegados. 

De acordo com ele, é necessário um investimento de mais $125 milhões aos novos imigrantes. Assim, os trabalhadores qualificados serão mais capacitados para entrar no mercado de trabalho e terão a oportunidade de vivenciar e interagir na vida cultural do Quebec com mais facilidade. 

Cerca de 80% da populacão quebequense utiliza seu dialeto materno (francês), o que torna o domínio do idioma uma condição quase que essencial para ter um bom trabalho. Existem exceções, claro! E eu e Léo fazemos parte dela, pois trabalhamos para empresas com sede em Toronto e filial em Montreal, e utilizamos o inglês como idioma principal no trabalho. Entretanto, contudo e todavia.... por mais que o inglês esteja cada vez mais presente na região, as negociações comerciais e os processos administrativos e acadêmicos são mediados pelo francês.

Eles batem no peito e defendem o francês até o último momento. Tanto que ontem saiu uma matéria na Radio Canada, dizendo que o Governo do Quebec está lançando uma campanha para alterar o nome das grandes empresas inglesas que se instalam na província. Imagina só se esta campanha da certo e a Best Buy, Canadian Tire, Walmart, Burguer King, vão ter que mudar de nome? Segundo a matéria, o objetivo é que os restaurantes e as multinacionais vão alterando aos poucos os nomes de suas filiais.

Dica: Quem estiver pensando em aplicar para o Processo do Quebec acelere e estude ainda mais o francês. Não deixe para investir na língua aqui, se não o sucesso na terra gelada talvez demorar mais um pouco. Mas, acredito que todos tem seu "lugar ao sol" garantido aqui, basta ter paciência, perseverança, atitude, uma boa poupança e saber esperar seu tempo. Não necessariamente nesta ordem!!!

Links das reportagens:



Beijos e Boa semana para todos!

domingo, agosto 14, 2011

I'm working too!!! Je travaille aussi!!!

A novidade mais quente por aqui é que eu (Camilla) também ESTOU TRABALHANDO!!! Enviei meu CV na sexta-feira da semana passada para uma empresa que anunciou a vaga no site Emploi Quebec, na segunda de manhã me ligaram para fazer a entrevista a tarde. E no mesmo dia a noite já tive o resultado. Comecei na quarta-feira passada e estou trabalhando como Assistente Internacional de Vendas, em uma empresa chamada Internacional Transaction Systems, que faz a venda, reparação e compra de POS (máquinas tipo cartão de crédito) no mundo todo. Aqui no Canadá ela tem sede em Toronto, e uma pequena filial em Montréal. Não preciso do francês, apenas do inglês e português, pois sou responsável pelo mercado no Brasil. 


Minha salinha

A vista da sala (Ilê des Soeurs)

Conclusão da ópera: 3 meses no Canadá e os dois trabalhando! Se estamos satisfeitos? Muito! Não esperávamos conseguir trabalhos bons em tão pouco tempo. Se a caminhada foi fácil? Não é porque estou trabalhando agora que vou dizer que sim. Desde que cheguei mandei VÁRIOS currículos e fiz 7 entrevistas, mas para 4 empresas diferentes. Em uma das empresas fiz uma bateria de 3 entrevistas, com diferentes gestores, mas na hora de fechar contrato eles não aceitaram meu visto de trabalho, pois a empresa oferecia um plano de carreira e eles ficaram receosos por eu não ser residente permanente AINDA. Isso mesmo, AINDA, pq já aplicamos no mês passado para o processo aqui! Voltando ao trabalho, todas as entrevistas (com exceção do meu trabalho atual) que fiz foram em francês e precisava ser binlíngue (francês e inglês). Fica a dica aí para quem está vindo: ESTUDEM MUITO as DUAS línguas, se quiser trabalhar em Montréal. Fora da ilha são outros quinhentos :)

E pra quem está começando a entrar no mercado de trabalho aqui, sugiro dar uma passada no site da Comissão de Normas do Trabalho do Quebec, para saber dos seus direitos e deveres como empregado.

E não poderia esquecer de desejar aqui também um FELIZ DIA DOS PAIS aos nossos pais queridos. José Lyra e Cláudio Tabosa, nossos corações estão com vocês hoje! Saudades gigantes!!!